Como surgiu as coroas de flores nos velórios?

Como surgiu as coroas de flores nos velórios?

As coras de flores estão muito ligadas às cerimônias fúnebres. Na verdade, o símbolo está muito mais ligado à vida do que à morte, mas serve como uma forma de dar vida à despedida de um ente querido que faleceu.

Na história de povos milenares, é comum encontrarmos fatos em que apenas os vencedores de batalhas e as altas sacerdotisas podiam usar flores coroas de flores.

As flores já foram consideradas por muito tempo um símbolo de vida por muitas religiões e crenças. A coroa de flores, por sua vez, era um símbolo da representação da vitória da vida sobre a morte.

Na verdade, a utilização da coroa de flores significava que o espírito da pessoa venceria o momento de transição para entrada na próxima vida com mais harmonia e felicidade, por isso, a forma de círculo, porque representa a eternidade.

As flores também representam a saudade daquele que parte e, por isso, surgir a ideia de usá-la nos rituais fúnebres cristãos. As coroas de flores estão sempre presentes em velórios, em homenagem ao ente querido que faleceu.

Como eram os velórios antigamente?

Antigamente, os velórios eram realizados nas casas das próprias famílias e todos os parentes e pessoas mais próximas levavam flores. Quando surgiram os lugares próprios para os velórios, muitas pessoas não podiam comparecer aos locais.

Aqueles não conseguiam comparecer aos velórios costumavam enviar cartas, que muitas vezes não eram lidas devido à forte emoção da despedida, sendo assim, surgiu a oportunidade de enviar as coroas de flores para demonstrar a consideração da pessoa por aquela que partiu.

Mais para frete, surgiu as coroas de flores com mensagens e recados, assim, todos poderiam ler e saber de quem eram as flores.

Cristão e as coroas de flores

Os primeiros cristãos consideravam a coroa de flores o próprio Deus presente no velório. A forma geométrica feita com as flores representa o infinito em muitas culturas antigas e esse foi o principal motivo pelo qual as flores ganharam essa representação.

Pois, Deus é aquele que está presente em todos os lugares e é eterno e onipresente. Uma coroa de flores pode ser encontrada em diversos momentos, alguns tristes, como em funerais, e outros felizes, como em celebrações por conquistas.

A coroa de flores, na verdade, sempre representou a vitória de alguém sobre algo e é assim que esse adorno deve ser visto, porque ele está cheio de simbolismo e história.

Qual tipo de flor usar em coroas?

Não existe um tipo certo de flor para se usar nas coroas, portanto, as mais variadas espécies podem ser utilizadas na confecção desse símbolo. Os tipos de coroas, as flores, as cores e os arranjos, podem mudar de acordo com a ocasião.

Existem floristas muito habilidosos e capazes de transformar uma a coroa de flores em uma peça de escultura natural. É união da beleza da natureza e a criatividade humana para representar a vitória, a vida e celebração da plenitude.

Cada tipo de flor possui um significado próprio e cada pessoa possui um sentimento distinto e particular sobre elas, que podem ser expressos de acordo com o tipo de arranjo e com o tipo de flor usado neles.

Crisântemo

O crisântemo é a flor mais utilizada em coras, isso se dá por conta de sua resistência e também por causa do seu valor simbólico, pois essa flor representa sinceridade e vida completa. Sem falar de sua beleza exuberante.

Margaridas

Essas flores são representações do sol e da chuva, da vida e da morte. Também, por isso, são as preferidas na confecção de coroas e ornamentação de urna. Muitos utilizam ainda para enfeitar os túmulos no Dia de Finados.

Rosas brancas

As rosas brancas, como a maioria das pessoas sabem, representam a paz e harmonia.

Copos de Leite

A flor copo de leite representa a paz, pureza e tranquilidade, sendo assim, ela é uma ótima escolha para enfeitar lápides e túmulos.

Lírios brancos

O Lírio é uma flor que de tão antiga que sua história é repleta de lendas, crendices e simbolismo religiosos. Um dos principais significados do lírio é o eterno amor e quem batizou a flor com esse nome foram os chineses.

***

Independente das flores que serão usadas nas coroas, o importante é o significado que elas representam. Como vimos, as coroas de flores simbolizam a vitória da vida sobre a morte, ou seja, mesmo quem partiu, permanece vivo nos corações de quem fica e na eterna presença de Deus.