Conheça os 5 maiores cemitérios de São Paulo

Saiba tudo sobre os principais e maiores cemitérios da cidade São Paulo, suas características, histórias e muito mais.

Devido ser uma das maiores metrópoles do Brasil, a cidade de São Paulo abriga diversos  cemitérios que figuram entre os maiores e mais populares do país.

Vamos trazer aqui 5 deles, que se destacam não somente pela sua magnitude, mas também por suas características.

Sabemos o quanto essas necrópoles estão cercadas de histórias, fazendo com que sejam conhecidas não somente na capital mas por todo território nacional.

Cemitério do Araçá 

Localizado entre os bairros de Pinheiros e Pacaembu na capital paulista, a necrópole foi fundada em 1887.

Tem uma área total de 222 mil metros quadrados, sendo o 5º maior cemitério de São Paulo.

Abriga em seu interior construções monumentais, repleto de enormes e belas esculturas em seus Mausoléus, em sua maioria, esculturas egípcias, anjos, serafins e querubins.

O Cemitério possui diversas curiosidades e histórias desde sua fundação, mas podemos citar como destaque o fato de abrigar o Mausoléu da Polícia Militar, além da necrópole ter um Santo Popular do Local, o Menino Guga, sepultado em 1946.

Outro curiosidade marcante do local é sua relação de proximidade com o futebol, por estar localizado próximo ao Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), há diversas histórias que marcam essa relação, além dos jogadores ali sepultados, como:

  • Dener (Ex-jogador da Portuguesa-SP)
  • Félix Mielli Venerando (Campeão do mundo pela seleção brasileira em 1970)
  • Vicente Feola (Técnico da seleção brasileira em 1958 e 1966)

Para saber ainda mais sobre o Cemitério do Araçá, como suas curiosidades, informações de contato e demais, acesse o link: https://www.cemiterioaraca.com/sobre/

Cemitério Dom Bosco (Perus)

O Cemitério Dom Bosco, popularmente conhecido como Cemitério de Perus e agora renomeado para Colina dos Mártires foi fundado em 1971, no bairro de Perus (Zona Oeste da capital)

Foi muito utilizado durante o período do regime militar que durou até 1985, onde realizavam diversos sepultamentos que ocorreram durante o regime no local, além de sepultar também indigentes e pessoas não identificadas.

Conta com uma área de 254 mil metros quadrados, sendo o 4º maior cemitério de São Paulo, tem em sua estrutura 45 mil sepulturas, sendo realizados desde sua construção mais de 150 mil sepultamentos.

Abriga diversas curiosidades e fatos históricos devido a proximidade de relação que teve com o período militar, podemos citar como exemplo marcante o ano de 1990.

Onde foram achadas diversas ossadas sepultadas clandestinamente no local, que se constataram ser referente às ações da ditadura militar que ocorreu entre 1964 e 1985.

Devido a isso, no ano de 1993 foi construído um monumento no local onde encontram as ossadas, com uma homenagem às vítimas nos seguintes dizeres “Aqui os ditadores tentaram esconder os desaparecidos políticos, as vítimas da fome, da violência do estado policial, dos esquadrões da morte e, sobretudo os direitos dos cidadãos pobres da cidade de São Paulo. Fica registrado que os crimes contra a liberdade serão sempre descobertos”.

Quer conhecer ainda mais da repleta e marcante história do Cemitério Dom Bosco, além de suas informações gerais? Acesse o link: http://cemiteriodombosco.com/sobre-o-cemiterio-dom-bosco/

Cemitério São Luis

Fundado no ano de 1981, o Cemitério localizado na Zona Sul da capital paulista ficou conhecido por realizar sepultamentos de pessoas das classes mais humildes.

Possui uma área de 254 mil metros quadrados, sendo a 3º maior necrópole de São Paulo, desde sua construção já foram realizados mais de 160 mil sepultamentos, contando com 45 mil sepulturas.

Sendo uma necrópole com estruturas e características mais simples, são encontrados poucos jazigos ou mausoléus no local, em sua maioria os falecidos são sepultados em covas simples, com uma placa de identificação.

Um fato marcante do Cemitério São Luis, foi o grande aumento de sepultamentos durante os anos 90, devido à crescente no volume de homicídios, assaltos e demais, o local recebia a maioria de jovens e adultos que eram envolvidos com o crime.

Cemitério Vila Nova Cachoeirinha 

Localizado na Zona Norte de São Paulo, a necrópole foi fundada no ano de 1968, sendo uma obra realizada pela prefeitura.

Foi construída com o intuito de sepultar as pessoas que moravam na região e entornos, devido a lotação de cemitérios próximos como o da Freguesia do Ó e Tremembé.

Possui uma área total de 350 mil metros quadrados, sendo o 2º maior cemitério de São Paulo, com aproximadamente 21 mil sepulturas entre terra e gavetas, além de mais de 6 mil concessões.

Além disso, recentemente a necrópole passou por reformas em sua estrutura a fim de proporcionar um maior conforto e qualidade nos serviços prestados para os visitantes, como a ampliação de salas de velório, além de pinturas e reformas elétricas.

Cemitério da Vila Formosa 

Localizado na Zona Leste de São Paulo, o cemitério da Vila Formosa foi fundado em 1949, dividido entre os distritos da Vila Formosa e Carrão.

Possui aproximadamente 763 mil metros quadrados de extensão, sendo não somente o maior cemitério de São Paulo, mas de toda América Latina.

É a 4º maior área de verde da cidade de São Paulo, perdendo somente para os parques Ibirapuera, Anhanguera e parque do Carmo.

Estima-se que desde sua construção foram realizados mais de 1,5 milhão de sepultamentos, em sua maioria de pessoas das camada mais humildes da população.

O Cemitério possui diversas curiosidades durante toda sua história, podemos citar fatos marcantes como a união dos dois locais hoje formam a necrópole.

Visto que o Cemitério Vila Formosa I foi inaugurado em 1949 e o Vila Formosa II no ano de 1976, ocorrendo assim a junção das necrópoles para ser somente um cemitério.

Além disso, atualmente existem projetos para construções no local, sendo uma delas um Parque Ecológico numa área de 95 mil metros quadrados, além de um Piscinão onde era situado o antigo velório do cemitério.

Para saber ainda mais sobre o Cemitério do Araçá, como suas curiosidades, informações de contato e demais, acesse o link: https://www.cemiteriovilaformosa.com/sobre/