Blog

Exumação de Tim Maia, saiba como foi

A exumação de corpos pode acontecer por diversos motivos, retirada para a cremação e no caso da exumação do corpo do ícone Tim Maia foi à busca de um exame de DNA. O corpo do cantor foi exumado no dia 29 de março do ano de 2012. A retirada dos restos mortais foi feita para obter o material genético de Tim Maia em busca de confirmar a sua paternidade à Rafaela Soares Campos, possível filha do cantor. O material genético foi enviado para a UERJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro em busca de um laudo completo.

A exumação ocorreu durante a manhã do mesmo dia, segundo o TJ-RJ. Foi feita no Cemitério do Cajú (Cemitério São Francisco Xavier), zona portuária do Rio. A autorização para que a exumação acontecesse saiu da 2ª Vara de Família da Barra da Tijuca.

“Rafaela está no processo para investigar a paternidade de Tim Maia a mais de três anos. Se o resultado do laudo for positivo permitirá que ela busque todos os seus direitos como filha, juntamente com os demais filhos e herdeiros do cantor”, disse Valfredo da Silva Santos, advogado da menina.

Carmelo Maia, filho de Tim Maia afirmou que não havia sido informado que o corpo do pai passaria pela exumação. Diz ele, que foi avisado somente pela imprensa. Segundo ele, preferia ter comparecido ao processo da exumação e que acha totalmente justo que Rafaela investigue se Tim Maia era realmente seu pai.

Rafaela afirmou no ano de 2011 que a sua mãe havia trabalhado em diversos shows de Tim Maia, isso por sete anos e também quando ela nasceu no pano de 1979 sua mãe procurou o cantor. Caso a justiça autorize, o material retirado a partir da exumação irá ser usado a favor de Rafaela para confirmar ou não se ela é filha de Tim Maia.

Exumação não precisaria ter acontecido segundo a família de Tim

A família do cantor afirmou que os irmãos dele tinham capacidade de oferecer o seu DNA para fazer o tal exame e que a exumação não precisaria ter acontecido, eles foram contra o processo.

Tim Maia, um dos mestres da Música Popular Brasileira!

Tim Maia foi o primeiro cantor a trazer o Soul ao Brasil. Sua voz grave e extremamente rouca o tornou um dos cantores mais ilustres da MPB e o fez famoso em todo o mundo. Tim estava obeso e sofria muito com problemas relacionados a bebidas e drogas, isso seguiu ele por toda a sua carreira até a sua morte no ano de 1998 quando estava com 56 anos. Não se sabe ao certo o que ficou da herança do Cantor. Mas sabe-se que a família recebe em torno de R$ 200 mil todos os meses.

Exame de DNA aponta como negativo

A imprensa apresentou a partir do programa “Fantástico” no dia 03 de Junho de 2012 que o exame de DNA, o qual provaria a paternidade de Tim Maia à Rafaela, deu como negativo, pelo DNA que foi feito a partir do processo da Exumação.

Processos da Exumação

  • Identificação da sepultura: Nesta etapa é verificada a placa que fica no canto do túmulo onde está descrito a terminologia que foi usada pelo cemitério para poder num futuro encontrar os túmulos corretos. É feito um registro, fotografado o túmulo que irá ser feita a exumação e também os túmulos vizinhos;
  • Identificação do caixão: Aqui é registrada a profundidade da “descoberta”, isso em casos onde não é usado caixão para realizar o enterro. É descrito o tamanho, o tipo de madeira (caixão), a cor da madeira, marcadores, etiquetas, ornamentos, número de identificadores (placas de canto) e tudo isso é fotografado e registrado;
  • Estado do caixão: Nesta parte da exumação é verificado o estado em que o caixão se encontra, se está intacto, se não está arrombado, se as tampas laterais ou superiores não estão rachadas, se o local onde o corpo está não está tomado pela água ou por barro etc…

Já sabendo que está tudo de acordo e que tudo está registrado é iniciado o processo da exumação onde:

  • É aberto o caixão;
  • A válvula de segurança do caixão é verificada;
  • Caso não seja possível desbloqueá-la com uso de martelos é usado uma máquina de corte ou um soldador;
  • A tampa do caixão é removida;
  • Então é iniciado o processo da exumação de corpos. É utilizado uma ventilação de ar ou algum spray para diminuir o odor;
  • O cadáver é fotografado dentro do caixão;
  • É removido qualquer pertences que estejam dentro do caixão, letras, placas, imagens de santos, crucifixos, coroa de flores etc…
  • As roupas são removidas, se haver, e o corpo é movido para o lugar específico.

Vale ressaltar que todos estes passos precisam ser acompanhados por uma autoridade ambiental e uma autoridade da justiça além, é claro, dos próprios técnicos que realizam a exumação.

A presença de amigos ou familiares não chega a ser obrigatória, mas se faz necessária para a garantia de que os restos mortais que estão sendo removidos são correspondentes ao túmulo que a família criou para seu ente. Outra coisa importante, o dia da exumação não é um dia como o funeral onde são reunidos amigos e familiares, é servido lanches e bebidas… Existe toda uma atmosfera particular por trás do dia em que é realizada alguma exumação.

×