Falecimento: Palavras de conforto

Falecimento: Palavras de conforto

Todos sabemos que a única certeza da vida é a nossa partida para outro plano espiritual.

Ninguém sabe o dia, as circunstâncias ou a idade, mas sabemos que irá acontecer.

Mesmo assim, poucos estão preparados para enfrentar esse momento de despedida, que, na maioria das vezes, é muito doloroso.

A despedida pode ocorrer de forma lenta, com um ente querido adoecido, que vai nos mostrando, aos poucos, que o momento de partida está por chegar.

Ou ainda, pode ocorrer de maneira totalmente inesperada, com algum evento trágico, danoso e repentino.

Quaisquer que sejam os motivos que envolvam a perda de um ente querido, a verdade é que sempre dói.

Não ter mais o contato físico de uma pessoa querida e amada, a sua voz, seus gestos, seu amor ou amizade, suas palavras de conforto, alegria ou a força que ela nos dava, acaba por instalar uma imensa tristeza dentro de nós.

Muitas vezes, perdemos aquela pessoa que era, simplesmente, a razão do nosso existir.

E, então pensamos, será que vou sobreviver? Qual será o sentido de minha vida? E possível suportar essa dor? Como?

O mundo parece desabar, mas, acredite, dentro de você há forcas e razões para acreditar que a vida continua linda de viver. 

E diante disso, viemos trazer algumas palavras de conforto para você.

Seja positivo

O primeiro pensamento que você deve ter, em um momento de fragilidade como este, é que todos nós um dia iremos partir. E que, de fato, nossa vida não pertence a nós mesmos. Não. Ela pertence a uma entidade maior, que pode ser chamada da maneira que sua religião e crenças permitem.

No momento em que um ser humano é levado a um outro plano espiritual, temos que ter a consciência que foi feita a vontade divina, e não há o que lutar contra ou não aceitar.

Temos que confiar em um “deus” que, sim, disse que a partir daquele momento o seu ente querido possuía as características divinas para cumprir uma missão nos céus.

Entregue a este deus seu amigo, sua avó, sua mãe, seu pai, seu irmão, seu tio, enfim, aquela pessoa que você tanto ama, para que ela possa, com sua iluminada personalidade, ajudar a construção de um mundo melhor.

Ela fez você se sentir tão bem e feliz, que é claro que, algum dia, ela iria ser chamada para também abençoar as terras divinas. Uns mais cedo, outros mais tarde, dependendo da vontade do nosso Ser Maior.

Compreenda que fazemos parte do ciclo da natureza

Além disso, nunca podemos esquecer que fazemos parte de um meio ambiente abençoado. Isso quer dizer que a terra, o ar, as plantas, os animais, a água, enfim, a matéria viva faz parte de nós e, nós, dela.

No momento em que compreendemos que somos parte desse meio, que nós vivemos dele e ele de nós, conseguimos entender que, algum dia, também nos tornaremos parte orgânica capaz de fazer a natureza (isso nos inclui) se reestruturar eternamente.

É difícil aceitar e entender, mas nós não somos somente vivos enquanto estamos em nossa forma corporal, de seres humanos. Nós também estamos vivos na forma de matéria orgânica, gerando outros seres da natureza.

Seria um imenso egoísmo querermos viver eternamente, pois assim a natureza nunca iria se recompor. Talvez todas as formas de vida nem pudesse sobreviver por muito tempo, caso o ciclo do nascimento até a morte não existisse.

Animais precisam morrer, flores precisam murchar, alimentos precisam se decompor, para que a natureza se reinvente, cada vez mais forte, evoluída e bela. E neste ciclo, nós também estamos inclusos, não há duvidas.

Não, não e possível evitar a dor de uma perda. Ela viverá eternamente dentro do nosso ser. Um ente querido para sempre será lembrado.

Dessa forma, devemos saber conviver com a saudade. Aceitar ela, em primeiro lugar. E lembrar que ela existe para nos mostrar todos os momentos de alegria que compartilhamos com uma pessoa especial. Não esqueça: recordar sempre é viver.

Não deixe de conversar com uma pessoa especial que partiu. Se ela era importante para você, ore por ela, converse com ela, exponha seus medos, suas angústias, os desafios do seu dia-a-dia, peça para ela lhe abençoar. 

Faça isso de todo o seu coração e com toda a sua fé, e tenha a certeza de que sempre se sentirá amado e protegido por essa pessoa que, fisicamente e temporariamente, não esta mais aqui.

Acredite que ela partiu por ter as condições abençoadas para ajudar nossos entes divinos a iluminar a vida de outras pessoas.

Agradeça sempre

O mundo é gigante e é lindo, tanto na vida quanto na morte. Acredite nisto e agradeça por todas as lições aprendidas com seu ente querido, fazendo o seu melhor para também deixar o seu melhor legado.

Nós somos amor, e ele é infinito.

Esperamos que nossas palavras de conforto iluminem o seu coração.