Ideias de homenagem póstuma – Celebre a memória dos seus entes queridos

Ideias de homenagem póstuma – Celebre a memória dos seus entes queridos

Perder alguém que amamos é muito doloroso, uma vez desejamos levá-lo conosco para a vida toda. Por este motivo, existem as homenagens póstumas que podem ir além de discursos tradicionais. Aqui você verá as melhores ideias para homenagear seu ente querido. 

Diferente dos prêmios dados às pessoas ainda vivas, a homenagem Póstuma ou “post mortem” é uma manifestação de reconhecimento realizada após à morte de uma pessoa. 

Elas simbolizam gratidão, admiração e condecoração as obras daqueles que faleceram, que em vida foram muito especiais e o certamente foram o amor da vida de alguém. 

Para quem nunca passou por uma perda de um ente querido, esse momento é de muita dor e incerteza, ainda mais quando é preciso lidar com questões delicadas de sepultamento e como será a vida lidando com as fases do luto

Por isso, a seguir você vai encontrar dicas de como fazer uma Homenagem Póstuma a um ente querido e guardar os momentos especiais com toda a família. 

Como e quando realizar uma Homenagem Póstuma ? 

A homenagem póstuma não precisa ser feita apenas no velório, pode ser em diferentes momentos especiais, basta estar atento, principalmente, aos seguintes pontos: 

Ocasião: Você pode planejar homenagens póstumas em aniversários, mídias sociais, dia de finados, velório, missa ou culto religioso e até em casamentos. 

Quantidade de pessoas: É importante verificar quantas pessoas irão prestar a homenagem e a partir daí planejar o tempo de cada uma. O momento é, principalmente, de honrar a memória do falecido.

Tempo: Certifique-se do tempo para prestar a homenagem póstuma. Construa sua mensagem dentro desse tempo e expresse todo afeto e carinho ao seu ente querido.  

Ideias de Homenagem Póstuma 

Veja a seguir ideias de como fazer homenagem póstuma a quem deixou saudades. 

Velório e sepultamento: Normalmente os planos funerários, como o Amar Assist , oferecem serviços completos. Assim, a família pode escolher a opção que mais atenda suas necessidades e ficar mais tranquila para pensar nas homenagens póstumas, como: 

  • Chuva de pétalas durante o sepultamento, tornando o momento ainda mais especial e bonito. 
  • Homenagem musical que suaviza o ambiente, com músicos tocando ao vivo canções escolhidas pela família;
  • Lembrancinhas com foto do falecido, data de nascimento e uma mensagem especial para os amigos e familiares;
  • Discurso sobre a personalidade e os momentos alegres com o ente querido. E ainda para dizer as últimas palavras (que às vezes a morte súbita impediu de serem ditas).

Dia de Finados: Uma das datas mais importantes para quem perdeu um ente querido. Os cemitérios e igrejas costumam ter programações especiais como forma de apoio aos que estão em luto. Nesse dia também é possível variar nas homenagens. Veja como: 

  • Visitação ao túmulo, para limpar e levar flores em homenagem ao ente que partiu;
  • Reunião de amigos e familiares com almoço ou jantar em memória do falecido; 
  • Programação preferida do ente querido em sua homenagem, por exemplo: montar um torneio de futebol, ir a um show ou assistir um filme com a família. 

Aniversários: Comemorar o aniversário de quem faleceu também é uma maneira de homenageá-lo e transformar essa data, para os familiares em luto, em um dia alegre. Veja alguns exemplos: 

  • Celebrar uma missa ou culto e até mesmo uma comemoração com amigos e familiares em memória do falecido; 
  • Montar um quadro com fotos e lembranças de momentos importantes vividos com o ente querido;
  • Plantar uma árvore, arbusto ou flores e visitá-la. É uma forma de ressignificar o luto, superar a dor e a perda e homenagear aquele deixou saudades. 

Mídias sociais: É comum surgirem dúvidas sobre o que fazer com a conta do Facebook do falecido e como homenageá-lo na web. Confira alguns sugestões de homenagens póstumas para servir de inspiração: 

  • Criar um site memorial ou uma página no facebook e/ou instragram para compartilhar diferentes lembranças do ente querido e reunir online histórias com amigos e familiares;
  • Criar uma página na web beneficente de apoio a área que o falecido mais gostava: música, arte, saúde, educação. E compartilhar notícias, divulgações de profissionais, campanhas que façam a diferença e resinifiquem o luto em esperança. 

Ideias para outros momentos especiais

  • Fazer tatuagens com frases, imagens e símbolos que relembrem o ente querido, por exemplo: filhos que tatuam o rosto da mãe ou assinatura do pai e assim por diante;
  • Preparar homenagem no casamento, com discursos, fotos, soltura de balões como forma de demostrar por pequenos gestos a presença do falecido no dia especial. 
  • Terminar algo que ele/ela não conseguiu concluir. Por exemplo: um projeto que estava no papel, uma tarefa inacabada ou uma ideia que era apenas um sonho. 

Não há regras definidas para fazer uma homenagem póstuma, o importante é celebrar com carinho e gratidão, as memórias construídas de alguém que não está fisicamente, mas estará sempre no coração dos seus amigos e familiares. 

Esperamos que você sempre encontre uma forma significativa e prazerosa de prestar homenagem à memória de seus entes queridos. 

Gostou do artigo? Confira esses outros textos aqui no blog. 

Confira nossos serviços de assistências de planos funerárias   e fique tranquilo que resolveremos tudo para você. 

Até a próxima. 

×