Qual o significado das velas para os falecidos?

Na religião católica é uma tradição aceder velas para lembrar os falecidos durante suas orações e, na maioria das vezes, esse ato serve para representar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Os significados das velas para os mortos podem ser diversos, desde uma comunicação até uma forma de pedir a Deus misericórdia de suas almas. É mais do que uma tradição.
A vela para os mortos significa prece, oração, invocação de Deus e paz para o ente querido. Embora os padres afirmem que a maneira mais nobre de devoção a um ente querido seja a oração, acender uma vela pode reforçar o significado das palavras.
Mais do que uma questão cultural, acender velas para os falecidos é uma celebração da passagem de uma vida para outra em várias religiões do mundo.

O Dia de Finados

A data que lembra as pessoas falecidas é o dia 02 de novembro. Neste dia, muitas pessoas costumam acender velas em cemitérios e até nas próprias casas em homenagem aqueles que partiram.

O Dia dos Finados leva todos os anos muitos fiéis a cemitérios, principalmente os de religião católica, a fim de acender velas e rezar para parentes e amigos falecidos.

Lembrar a morte faz parte de muitas culturas e cada uma faz o seu tipo de ritual, mas uma coisa em comum em muitas delas, é a ação de acender velas para os falecidos.

A representação das velas para os falecidos

O fato de acender uma vela representa a fé de que nossos entes queridos estão ao lado de Deus na eternidade. No batismo, a vela é um dos símbolos que representam a fé que iluminará a vida da pessoa.

A maneira como cuidamos dos mortos pode representar a maneira como cuidamos dos vivos, porque isso representa o valor que damos à vida. Quando a vela está acesa, ela simboliza o elo entre os seres humanos e os planos superiores.

O fogo e a luz

O fogo e luz, por si mesmo, significam a vida, pois, quando vemos fumaça saindo de uma chaminé ou quando vemos uma janela iluminada, significa que existe vida naquele lar.

Jesus disse: “Quando acendemos uma vela, colocamo-la não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ela ilumine a todos que estão em casa”… essa fala de Jesus simboliza a luz da fé. Ele comparou a fé com uma vela acesa e disse que, aquele que vive sua fé, brilha como a luz. Aquele que evita o mal e pratica o amor de Deus, ilumina os outros à sua volta.

É por isso que os católicos consideram o ato de acender velas algo muito importante, pois, significa a fé e o amor de Deus durante a vida e após a morte.

O significado de acender velas nos túmulos

Quando alguém acende uma vela em um túmulo, quer dizer que a pessoa que ali está sepultada tinha fé, vivia sua fé e irradiava luz com suas ações. Significa também a esperança da vida eterna.

Como a fé significa a vida em Deus, uma vela acesa sobre o túmulo de um cristão significa também presença de Deus naquele local. As famílias que tem fé costumam demonstrar seu amor pelos entes que partiram acendendo suas velas e fazendo suas preces.

Por que acender velas brancas para os falecidos?

Geralmente, para os mortos são acesas velas brancas, mas isso faz parte da religião católica, mas existem muitas outras religiões e culturas que usam velas como simbolismo de despedida, da vida e da morte.

A vela branca significa paz e harmonia, por isso, é a cor mais usada para se despedir dos mortos ou para homenagea-los. Uma vela branca acesa nos trás sensação de calmaria e é isso que desejamos para alma dos entes que se foram.

A espiritualidade e as velas

As velas são símbolos que não pertencem a apenas uma religião, elas são simbolismos da espiritualidade. As velas são símbolos de iluminação e transformação.

O fogo nas velas acesas representa o mundo espiritual, é como um canal de comunicação com a fonte divina, com seres celestiais, com anjos e com Deus.